Publicação na Revista Casa Vale 01/14 – O que fazer com o espaço debaixo da janela

Gente olha que linda que ficou a publicação na revista Casa vale!

Este é o link: AQUIrevistacasavale-emmeinteriores-marianavonkruger

Abaixo a matéria completa

O que fazer com o espaço debaixo da janela?

Por  em  | Decoração

Veja dicas para montar o quarto e aproveitar melhor essa área

Por Mariana Stella Van Kruger
Designer de interiores

Muita gente compra um imóvel na planta e na hora da mudança se depara com o seguinte problema: as coisas não cabem. Mas o que fazer quando isso acontece?

Normalmente, a sala de estar e jantar com living ampliado tomam conta de boa parte da planta dos apartamentos de dois quartos e uma suíte e sobra pouco para o restante. Aí começam as perguntas: como posicionar os móveis, dá para fazer a parede toda de armários? E nesta leva de encaixa aqui, tira dali, um espaço muito útil e pouco utilizado nos ambientes é esquecido: a parte debaixo da janela. Você sabia que este espaço pouco explorado pode ser de grande valia na hora do estudo do layout?

Em um quarto de casal, enfrentamos diversos problemas quando o assunto é decoração. O maior e acredito que mais determinante deles é acomodar toda a quantidade de roupas, acessórios e outras bugigangas que nem sabemos por que temos. E o segundo deles, diretamente influenciado pelo primeiro, é a posição da cama. Esta peça gigantesca que toma a maior parte do cômodo muitas vezes atrapalha e muito na hora de estudar qual é o melhor layout para o cantinho do casal.

Mais uma vez o painel em toda a parede, apesar de uma peça grande ele em cor clara é visualmente leve e a cortina cai por trás da peça.

Muitos clientes começam posicionando a cama no centro do quarto e, com isso, prejudicam a posição dos armários e acabam sem espaço de armazenagem. Outros, por sua vez, esquecem que, além dos armários e da cama, é preciso circular no cômodo. Mas, então, o que fazer nesta hora? Onde posicionar a cama? O que considerar?

Um espaço que é pouco utilizado, acredito que por limitações culturais ou por falta de ideias mesmo, é debaixo da janela. As pessoas esquecem que ali poderia ser posicionado um armário, um banco e, principalmente, a cama!

Aí começam a surgir mais perguntas: Mas como? E a cabeceira? Não fica perigoso? Não é estranho?

Respondendo uma por vez: A cama pode ser posicionada normalmente debaixo da janela, como em outra parede qualquer. A cabeceira pode ou não ultrapassar a altura da janela; se ficar grudada com a parede, ela deve ficar logo abaixo, mas se ficar afastada, pode sim ser mais alta, como os exemplos abaixo:

Quanto ao fato de ser perigoso, vale atentar que, para quem tem crianças em casa, qualquer coisa logo abaixo de uma janela é um trampolim. Neste caso, as redes de proteção são itens muito importantes.

E não é esquisito, não. É mais uma questão cultural, não estamos muito acostumados a posicionar a cama ali. Mas, posso assegurar que é uma proposta bem interessante e e ainda otimiza os espaços.

(Visited 445 times, 1 visits today)