Móveis planejados e sob medida são a mesma coisa?

Apesar de muitos pensarem que são sinônimos, as duas categorias possuem grandes diferenças. Ambos os tipos de móveis podem ser adaptados a uma variedade de projetos, seja em ambientes compactos ou amplos. Porém, a escolha depende basicamente do valor que o cliente deseja investir e do tempo que dispõe para aguardar a entrega dos móveis.

Entenda as diferenças

As diferenças entre os termos são bastante simples. Para o mobiliário sob medida, o profissional faz peças com o tamanho exato do imóvel, que se encaixem milimetricamente nos espaços desejados. Além da medida, o cliente decide também as cores e o design que pode ser fabricado exatamente como o projeto e o limite é a criatividade.

marcenaria

Já para os móveis planejados são utilizados módulos pré-fabricados que se encaixam entre si, com medidas padronizadas. Neste caso não é possível escolher todos os detalhes. Os tamanhos são padronizados de fábrica assim como as cores e o projeto é limitado ao sistema de computador onde todos os móveis disponíveis se encontram.

fabrica-img-8

Mas afinal, qual escolher?

A escolha entre um ou outro depende do perfil do consumidor. Algumas marcenarias levam mais tempo para produzir que as fábricas de modulados por isso quem tem pressa pode optar pelos modulados. Outra vantagem é a fácil visualização, por possuírem showroom na loja, o cliente pode escolher a cor, o modelo das portas e ver tudo antes de receber em casa. As condições de pagamento á perder de vista são bem interessantes para quem tem uma casa toda para decorar, mas toda atenção para os juros que normalmente não são nada amigáveis.A desvantagem é a limitação do projeto, algumas lojas permitem que o cliente faça algumas peças fora da modulação, mas isso costuma sair mais caro.

Já se o cliente deseja algo mais exclusivo e personalizado, certamente o móvel sob medida será a melhor opção. O aproveitamento do espaço é sem dúvida bem importante, já que cada espaço pode ser projetado do tamanho que o cliente deseja Porém, é preciso lembrar que esse tipo de mobiliário muitas vezes requer um investimento maior e menores condições de parcelamento.Além de que não é qualquer marceneiro que é profissional, por isso para ter um produto bom e garantia de qualidade contrate um profissional que você já conheça ou que venha de indicação de alguém e sempre com contrato de prestação dos serviços, nada de boca!

Mas e o material é tudo a mesma coisa?

Não, tem algumas diferenças técnicas que eu julgo importantes.Como profissional já estive em diversas lojas de mobiliário planejado e percebi que algumas delas utilizam MDP como matéria prima (tipo de aglomerado que é mais indicado para montagem e desmontagem) além de trabalharem com espessuras menores de madeira, o que eu não indico,por isso sempre é bom perguntar antes de fechar negócio.Já os marceneiros em sua maioria trabalham somente com MDF ou madeira natural ( material mais resistente porém menos indicado para montagens e desmontagens constantes) e com espessuras maiores, baseada em minha experiência percebi que á longo prazo as últimas apresentam melhor desempenho.

Matérial-usado-em-mesa-de-tênis-de-mesa-e-ping-pong-MDP-e-MDF

Espero ter ajudado vocês até o próximo post.

Esperamos que tenham gostado do post de hoje se puderem dêem um curtir na nossa  Fanpage no Facebook e visitem nosso canal no youtube.

(Visited 169 times, 1 visits today)