Desapego!dicas para fazer limpa em casa e ficar só com o que precisa.

O acúmulo de objetos torna a vida mais complicada, levamos mais tempo para nos arrumar, para encontrar algo, falta espaço, sobra poeira.

A internet e os canais de tv a cabo estão recheados de programas sobre acumuladores de objetos e espaços abarrotados de coisas .As lojas de utensílios para a casa possuem diversos itens que prometem ajudar as pessoas a guardar suas coisas de maneira mais organizada, economizando espaço e gastando uma certa quantia de dinheiro nem sempre muito atrativa ( R$$$,$$), são caixas organizadoras, sapateiras para trás da porta, suportes para isso e aquilo, sacos á vácuo entre outros itens que nos estimulam a cada vez mais guardar um volume maior de itens, mas ninguém nos ajuda a diminuir a quantidade de itens guardados!

Temos certeza que que você que está lendo este texto tem uma tia que acumula livros, uma mãe que acumula potes plásticos, uma amiga que é uma acumuladora de sapatos ou até mesmo você é um refém de acúmulo de roupas velhas que fica com pena de doar. Podemos apostar que você já precisou fazer uma limpa no armário, se desfazer de livros ,doar roupas e etc ,seja por mudança de endereço, por falta de espaço, por mudança de hábitos ou simplesmente por que leu o livro da Marie Kondo, é aquela japonesa, ela mesma, lembra dela? aquela que é fera em destralhar a vida das pessoas. Por isso o post de hoje é pra você que tem pouco espaço, pouco tempo e muitas coisas.

Por isso nós vamos ajudar vocês á liberar espaço na sua casa e ainda se sentir bem no final com as dicas da Marie Kondo.

DICA 1-  TIRE UM TEMPO PARA FAZER ISSO

marie kondo 7

Nada de distrações, você deve analisar cada item com calma o ideal é tirar um dia para isso, separe tudo que fica e tudo que será descartado, só deixe o que realmente é importante e te faz bem.

DICA 2-  FAÇA ISSO POR UM MOTIVO REAL

Para Marie a organização é apenas uma ferramenta para um objetivo maior: adotar um novo estilo de vida, arrumar a casa é uma oportunidade de se conhecer, definir necessidades, se desvincular do passado com gratidão e decidir viver rodeado somente daquilo que te traz alegria.

Considerando esse ponto de vista, Marie aconselha ter um objetivo bem definido para a arrumação, pois assim as próximas etapas ficam mais fáceis de serem realizadas e diminui as chances de sofrer um efeito rebote. Você precisa visualizar o que deseja e se perguntar “Por que quero organizar minha casa?”,não se contentando com respostas vagas como por exemplo: por que quero ser mais organizada. O ideal seria quero ter que perder menos tempo me arrumando, procurando coisas, quero ter mais tempo para estudar.

DICA 3 -SEPARE POR CATEGORIAS 

Um dos maiores tabus da arrumação quebrados por Marie  é o de arrumar um cômodo por vez, ela defende que devemos nos concentrar em uma categoria de itens pois nós com certeza temos itens de uma mesma categoria espelhados por vários cômodos da casa, por exemplo: temos roupas espalhadas por diferentes cômodos, no guarda-roupa, no banheiro, na lavanderia…por isso devemos juntar tudo que temos de uma mesma categoria ( tudo mesmo) e começar por ela separando o que fica e o que vai embora..

Marie divide as seguintes categorias e aconselha organizar nesta ordem:

  1. Roupas;
  2. Livros;
  3. Papelada;
  4. Itens variados;
  5. Artigos de valor sentimental.
    marie kondo1

DICA 4 – DESAPEGUE

Aquelas desculpas de que um dia eu vou usar, ah mas eu tinha 15 anos quando ganhei isso, ou é roupa de usar em casa, devem ser esquecidas, mãos á obra e descarte, doe para quem precisa , devolva itens que emprestou mas resista e não guarde !marie kondo 2
DICA 5 – NÃO COMPRE ORGANIZADORES.

Estranho né? quando falamos de organizar a primeira coisa que pensamos são naquelas caixas de plástico gigantes que cabem uma tonelada de coisas, utilize o que você tem em casa e se precisar de muitas coisas para guardar atenção você não fez os passos anteriores adequadamente.

marie kondo 3

marie kondo 5

marie kondo 6
marie kondo 4

 

DICA 6 – FOTOS, PAPELADA E CARTÕES DE NATAL

Hoje em dia você pode guardar tudo isso on-line, tire fotos das coisas que gosta, da cartinha do ex namorado, do cartão de natal que ganhou da sua avó e guarde na nuvem!  o que vale não é o papel em si e sim a lembrança.

Faça uma limpa geral nos papéis, contas pagas, propagandas, o mesmo vale para livros que você já leu e para os que comprou nunca vai ler, doe e só fique com os favoritos.

marie kondo 8

marie kondo 9

DICA 7- TENHA UMA REGRA ENTROU UMA COISA OUTRA DEVE SAIR

Não adianta nada arrumar tudo e um mês depois estar tudo igual, se comprar ou ganhar algo doe outro item e mantenha sempre uma quantidade de limitada de coisas. Nem você nem ninguém precisa de 10 perfumes, só compre se acabar.

Esperamos que com essas dicas vocês consigam desapegar das coisas, liberar espaço em casa e melhorar a qualidade de vida. Lembrem-se objetos são só objetos e como dizem as avós a gente morre e tudo fica!

Se você gostou curta nossa página no Facebook e siga nosso canal do Youtube.

 

 

(Visited 357 times, 1 visits today)