Como decorar uma casa sozinho. Dicas para evitar que essa experiência seja traumática.

Poucas coisas na vida são tão assustadoras como decorar a sua primeira casa. Com tantas opções disponíveis e tantas decisões a fazer, essa experiência pode se tornar traumática e muito chata.

É normal muitas pessoas com medo de errar acabaram com casas brancas,beges e marrons sem personalidade, sem graça . Esta condição não se limita tão somente aos jovens casais que estão montando a primeira casa, nos dias de hoje, não é incomum para as pessoas começarem de novo uma nova casa na meia-idade, com o fim de um relacionamento ou uma mudança precipitada por um novo emprego. Se você está começando ou recomeçando a decoração da sua casa , estes passos podem ajudá-lo a navegar no processo difícil de decorar uma casa pela primeira vez.

1 Pesquise e descubra o que você gosta. Muita gente não sabe qual estilo de decoração gosta. Não é que eles não têm opiniões. Eles simplesmente não sabem como expressar suas preferências, não sabem o que é possível fazer e ficam travados. A maneira mais fácil de descobrir o que agrada a você é olhando fotos de outras casas.Salve seus favoritos em uma pasta no computador, em um pasta de recorte de revistas, tanto faz, mas tenha tudo separado o que gosta e se possível o que não gosta também.  Depois de recolher, pelo menos, uma dúzia de imagens, sente-se e compare o que mais gosta, filtre as que não são tão boas, descubra quais são os denominadores comuns, em termos de cor, estilo de móveis, padrão. Tenha em mente a arquitetura do espaço em que está vivendo e as limitações que podem ser impostas.

inspire-se emme interiores

2 Tire medidas e desenhe a planta do seu espaço. Calma, não precisa se apavorar,  isso é mais simples do que você imagina, pegue papel, lápis, borracha e uma trena. Comece desenhando o formato do seu espaço como se você estivesse vendo de cima, pode ser assim de olho mesmo, não precisa ser exato, mas seja detalhista, anote colunas,portas, janelas, tomadas. Agora tire as medidas das paredes e anote junto a cada uma delas. As janelas e portas maque as medidas separadas da planta como se fosse uma lista, coloque largura, altura e no caso da janela ainda anote a distância que ela se encontra do piso. Os pontos de tomada anote a distância deles na planta.E por último e muito importante, tire fotos.

images (1)

3 Passeie nas lojas. Pesquise, tire medidas, anote preços, tire fotos do que gosta e peça ajuda aos vendedores, mostre sua planta, eles vão te ajudar na proporção das peças.

moveis

4 Crie um orçamento. Descobrir o quanto você pode gastar é um desafio, até porque muitos nem imaginam o quanto custa para decorar um ambiente. Se você não pode dar ao luxo de decorar toda a casa ao mesmo tempo, escolha o cômodo onde você gasta a maior parte de seu tempo e que é a sua prioridade fazer. Baseado nos estilos que gostou, nas peças que viu nas lojas e nos os preços em mãos anote tudo e some . Se possível faça o mesmo com prestadores de serviços, descubra quanto custa a pintura do seu espaço por exemplo. Anote tudo para se programar financeiramente.

orcamento

5 Escolha uma paleta de cores. Existem várias maneiras que podem te ajudar a escolher a paleta de cores, uma delas é se basear nas cores dos revestimentos, como pisos,papel de parede; outra é se basear em uma peça de arte. uma estampa de um tecido, um tapete bonito, ou ainda começar com o item que você está mais apaixonada, aí pode ser qualquer coisa, um objeto, flores, quadros, mas ter uma referência facilita bastante as coisas.

Depois de ter sua paleta estabelecida, é só começar a combinar.Use cores neutras para peças grandes que você não vai trocar com tanta facilidade, como a mesa de jantar, o sofá , aí coloque as cores na pintura das paredes, ou ainda nos detalhes como almofadas, vasos, porta retratos Dessa forma, você pode mudar a paleta de cores se você enjoar, sem gastar um monte de dinheiro.

paleta-de-cores-emme interiores

6 Pinte. Por favor, pintar é a forma mais barata para personalizar um espaço, e acredite uma nova camada de tinta nas paredes muda tudo. Mesmo se você preferir o branco, opte pelos offwhites que dão aquele toque bem suve de cor. Se você está relutante em pintar todo o lugar, basta pintar uma parede de destaque. Se você tem medo de se comprometer com uma tonalidade ousada, compre uma amostra de tinta e pinte um pedacinho e teste antes de pintar tudo, você pode se surpreender.

passo-a-passo-de-com-pintar-paredes

7 Considere móveis “temporário”. Eu sou meio contra a comprar coisas baratas só para não ficar sem, até mesmo porque já vi casos de o provisório se tornar permanente, mas há alguns casos que a aquisição do todo pode demorar, aí não dá pra ficar meses sem uma mesa para fazer refeições certo? Neste caso considere duas possibilidades ,invista em algo muito barato que não vá se arrepender de doar depois ou ainda não ficará chateado se a peça se estragar em pouco tempo,ou invista em algo que possa ser reutilizado depois em outro ambiente por exemplo.Alguns aparadores podem ser usados de mesa temporariamente, ou ainda de mesa de escritório. Comprar seis cadeira iguais pode sair bem caro mas comprar quatro iguais e depois comprar outras duas bem diferentes pode deixar a decoração bem interessante.Ou Ainda reaproveite coisas doadas por conhecidos, o que não serve para alguém pode servir pra você, sempre é bom dar nova cara á um móvel velho.

Móveis-Baratos-para-Casa-2-500x329

8 Contrate um profissional. Calma, clama eu sei que o nome do post diz pra fazer sozinho, mas as vezes nem tudo dá pra ser feito sozinho,não temos experiência o suficiente, contatos de prestadores ou pior ainda não temos tempo.  Se você não pode pagar um trabalho decoração completo, basta pedir uma consulta cobrada por hora. O designer irá ajudá-lo a esclarecer o seu estilo, dirigi-lo para os móveis certos e ajudar no desenvolvimento de um plano de longo prazo, sem que você tenha que gastar horrores pra isso.

Young female interior designer at office

E aí? Gostou? Então já sabe se você quer se manter atualizado com outras novidades de decoração curta nossa página no Facebook e nosso canal no Youtube.

(Visited 329 times, 1 visits today)