15 dicas de como deixar o seu imóvel mais funcional

Hoje em dia, quando muitos imóveis prezam por pouco espaço, a funcionalidade é a palavra de ordem para quem quer conforto.Quem está em busca de imóveis em Curitiba , por exemplo, vai encontrar à disposição casas e apartamentos dos mais variados modelos. O desafio, em relação principalmente aos imóveis de tamanho reduzido, é tornar o ambiente interno mais funcional.

A funcionalidade é um conceito importante, seja em uma casa ou um apartamento, para um ambiente ser funcional ele deve ser organizado e decorado de modo que facilite a locomoção e proporcione mais conforto e liberdade para os moradores,  é preciso estar a par do tamanho do ambiente, bem como ter criatividade.Detalhes como as cores, disposição dos móveis, entre outros fatores muito são importantes.

Para isso existem algumas dicas e truques básicos.Tornar o seu ambiente mais funcional.

Confira então 15 dicas especiais:

1 – As cores certas

A utilização correta dos tons de cores é de muita importância para o aspecto funcional de qualquer espaço interno.

Quando o assunto é a impressão de mais espaço, por exemplo, a dica ideal é ter paredes de cores claras, tais como o brancos, o begese cinzas claros.

Essas cores conferem para o ambiente uma maior amplitude, bem como são tons que não pesam visualmente, trazendo para o local uma sensação de leveza e tranquilidade.

2 – Os espelhos também são úteis para conferir funcionalidade

Não dá para deixar de lado a correta utilização dos espelhos para deixar o seu imóvel mais funcional. Os espelhos, assim como os tons claros de cores, conferem para qualquer ambiente uma maior amplitude.

Além disso, os espelhos se tornam interessantes elementos de decoração quando são dispostos corretamente junto com os móveis e objetos de decoração.

Por isso, ao decorar o ambiente, pense bem na disposição dos espelhos.Cuidado para que ele reflita coisas bonitas, aproveite a superficie reflexiva e dobre a luz natural por exemplo, posicionando o espelho de frente para uma janela.

3 – O uso dos móveis funcionais

É impossível não falar nesse tipo de móveis quando o assunto é justamente funcionalidade. Os móveis funcionais possuem uma característica essencial: a versatilidade.
Sendo assim, sofás retráteis, mesas dobráveis, camas dobráveis e estantes que podem ser utilizadas como mesas são alguns dos exemplos que podem assegurar a funcionalidade para o seu ambiente.

4 – Invista em papéis de parede

A opção por utilizar um papel de parede pode fazer uma diferença enorme para um ambiente.

Para que o papel de parede agregue funcionalidade para o espaço, ele deve combinar com as cores dos objetos no local.

O material certo confere charme e elegância. Se for no tom certo para o ambiente, ele também assegura uma maior amplitude, dando a impressão de maior espaço aberto.

5 – Prateleiras também são importantes

Quando o assunto é a funcionalidade para os imóveis, as prateleiras também são boas opções.

Elas geralmente auxiliam na organização, sendo essenciais quando é necessário guardar objetos, evitando assim o acúmulo de elementos espalhados pelo ambiente.

Sendo assim, leve em consideração o uso delas para manter um melhor planejamento funcional do espaço.

6 – Acabe com o excesso de fios

Os fios e cabos atrás de eletrônicos como televisão e computadores, além de serem perigosos, dificultam a organização do ambiente.

Além disso, eles tornam o ambiente mal organizado e acumulam muita poeira. Por isso, é importante fazer uso de suportes que servem para manter os cabos e os fios devidamente separados e organizados.

Dessa maneira, você terá mais facilidade na hora de desinstalar ou também ligar tais aparelhos.


7 – Garanta mais funcionalidade para a sua cozinha

Uma das dicas para deixar a sua cozinha mais funcional é o aproveitamento correto do espaço estreito que existe entre a geladeira e a parede. Esse espaço pode ser preenchido com a utilização de algum móvel retrátil entre ele.

A vantagem de eliminar tal espaço é justamente deixar o centro da cozinha mais livre, possibilitando para você uma melhor movimentação pelo ambiente.

Além disso, utilizar um móvel retrátil é mais uma opção para organizar e guardar objetos.

8 – Manter as panelas penduradas pode ser uma boa opção

Ainda no espaço da cozinha, uma alternativa muito interessante é pendurar as panelas, as deixando à mostra e facilitando o seu acesso a elas.

Esse recurso permite melhor mobilidade para você, bem como dispensa a utilização de armários que ocupam um espaço enorme no local.

Para manter as panelas penduradas, é possível contar com estruturas apropriadas para esse fim.

9 – A funcionalidade no banheiro

Os banheiros também podem ser agraciados por uma organização mais funcional.

Uma excelente alternativa para isso é a utilização do espa]o atrás do espelho, assim tudo que é preciso para a higiene do dia a dia está na mão e fica bem escondido, deixando o ambiente bem organizado.

Ainda toalheiros aquecidos deixam as toalhas sequinhas e quentinhas.

 

10 – Os quartos mais confortáveis e funcionais

Geralmente, quartos são locais onde muitos objetos são guardados, especialmente quartos de crianças e adolescentes, onde ficam muitos brinquedos, roupas e outros pertences.

Nesse caso, uma mesa multiuso tem a capacidade de aliviar muito espaço, servindo como local para estudo e estante para guardar determinados objetos.

11 – Ganchos e cabideiros

Ainda no ambiente do quarto, ganchos e cabideiros são alternativas viáveis para substituir enormes guarda-roupas.

Além disso, facilitam o seu acesso para encontrar as suas roupas e demais acessórios de vestuário. Pode pendurar bolsas,lenços e roupas por exemplo.

12 – Quarto mais iluminado

Por serem muitas vezes locais de estudo e de leitura, a funcionalidade de um quarto também passa por uma boa iluminação.

Nesse aspecto, a presença de luminárias e de abajures é um aspecto que deve ser levado em consideração.

É importante deixar tais objetos pertos da mesa de estudos e da cama, facilitando o seu acesso a eles.

13 – Mantenha os seus calçados ao seu alcance

A presença de sapateiras facilita a organização e confere melhor funcionalidade. Elas deixam os seus calçados à mostra, facilitando ainda a organização deles.

Hoje em dia já é possível contar com tipos variados de sapateira, contendo tamanhos e formatos diferenciados.

14 – Não dispense as cortinas

E quando o assunto é a iluminação no quarto, é importante pensar nas cortinas. Elas são úteis para amenizar e regular a entrada da luz natural dentro do ambiente.

A funcionalidade é muito importante no verão, ajudando a manter o ambiente com uma temperatura mais amena.

15 – Funcionalidade na sala de estar

Móveis retráteis são essenciais para otimizar o espaço na sala de estar e trazer mais funcionalidade.

Sendo assim, estantes que podem ser mesas e sofás que podem se tornar camas são excelentes opções.

Com isso, é possível organizar em locais adequados, livros, plantas, objetos de decoração e aparelhos eletrônicos.

Conclusão

Como pudemos ver, a questão da funcionalidade é muito importante, especialmente para quem mora em imóveis pequenos e necessita de mais espaço para organizar e guardar os seus objetos.

Portanto, para quem está a pesquisar portais de imóveis, já podem ir pensando na funcionalidade dos cômodos.

Compartilhe esse post e com seus amigos e contatos e ajude-os a deixarem o seus imóveis ainda mais funcionais.

 

Post patrocinado.

(Visited 53 times, 1 visits today)