Tipos de cortina

Olá pessoal, hoje escrevo baseada na pergunta de uma cliente sobre cortinas, respondendo o e-mail dela, senti algumas dificuldades em me expressar somente em palavras e fui pesquisar para ter exemplos mais claros, espero que gostem.

Falar de cortina não é lá muito fácil, devido á variedade de tecidos, modelos, acabamentos e detalhes mas para falar bem basicamente sobre o assunto e dar uma boa noção do que existe lá vamos nós:

Persiana: são assim chamadas aquelas formadas por lâminas presas por um cordão, que giram vertical ou horizontalmente. As mais comuns são de alumínio e madeira. São boas para diminuir a luminosidade do ambiente e dar privacidade. Seu fechamento pode ser standart (com a cordinha para puxar e travar), monocontrole (com uma haste continua, que se gira para fechar) ou motorizado, ideal para quando a persiana é muito alta. Quanto maiores forem as lâminas da persiana, maior a passagem de luz e ar quando ela está aberta.

 

Silhouette: são exatamente o mesmo que as persianas, mas confeccionadas com tecidos. Elas combinam a praticidade das persianas coma elegância dos mais variados tecidos.

Cortina Romana: também chamada de persiana romana, é vertical e estruturada com varetas, que permitem que se feche em camadas. Por ser estruturada, ela pode ser feita dos mais variados tecidos. Dependendo da escolha do material, serve para o escurecimento total do ambiente, ou apenas para gerar privacidade. O uso de materiais mais ousados, com a palha, permite que ela componha ambientes modernos.

Rolô: com um mecanismo especial, ele se enrola para o fechamento. É o modelos mais usado para escurecimento total do ambiente, com tecido blecaute. Quando enrolado, pode ficar oculto na sanca ou atrás do varão de uma cortina. Por isso mesmo é muito usado no lugar do forro por quem quer uma cortina tradicional na decoração, mas também a possibilidade de escurecer um ambiente com home theater por exemplo.

celular5

Cortina Celular: é confeccionada com tecido-papel em forma de colméias. Abre e fecha verticalmente, formando uma espécie de sanfona. Pode ser feia com blecaute, possibilitando redução na entrada de luz e isolamento acústico.

cortinas-painel3

Cortina em painel: painéis de lona ou sarja compõem essa cortina que se abre horizontalmente, presa a um trilho. É usada em ambientes em que há um espaço ao lado da porta ou janela que vai cobrir, pois se ficar somente sobre a janela, metade dela sempre estará fechada.

Cortina tradicional: feita em tecido, é a mais comum. Pode ser feita com uma grande variedade de materiais, desde o tradicional voal, até camurça, combinando assim com quase todos os estilos de decoração. Muitas vezes, sua função é apenas decorativa – deixando a parte de bloquear a luz para as persianas ou rolôs. São presas a varões ou trilhos suíços e podem ter acessórios como braçadeiras, xales e pingentes.

Os tipos de pregas das cortinas de tecido:

montagem-cortinas-3

Modelos-de-cortinas-para-varao_thumb

Cortina em varão com ilhoses, com topo trabalhado e corpo com avesso.000027975

Cortina prega fêmea

cortina prega femea instalada
cortina de varão com prega americana

cortina com argola

 

cortina prega americana

cortinas-estampadas


Cortinas-para-Sala-Comedor-Modernas2
Modern Bedroom in Light Tones planoeplano_stillo_STTILO_Sala_de_estar2

silkcurtain

 

(Visited 988 times, 1 visits today)