Matéria no portal DaquiDali com dez ideias para decorar uma casa alugada

Gente que delícia saiu a matéria no portal DaquiDali da apresentadora Eliana com dicas que euzinha dei sobre como decorar uma casa alugada.

O link da mátéria é este AQUI

DEZ IDEIAS PARA DEIXAR A CASA ALUGADA COM A CARA DA SUA FAMÍLIA

Apesar das restrições na hora de reformar, morar de aluguel não significa ter uma casa fria e sem personalidade. Com dicas simples e baratas você pode transformar a casa ou o apartamento alugado em um ambiente com a sua cara.

 

MARIANA STELLA VON KRUGER, designer da Emme Interiores, afirma que a DECORAÇÃO É DEMOCRÁTICA E NÃO PRECISA SER CARA. “É importante incorporar peças que contam a história de vida de cada um, criando uma identidade visual.”

Quer tentar? Confira 10 SUGESTÕES BONITAS E BARATAS para transformar a sua casa (ou apartamento) alugada(o) em um lugar para chamar de lar.

CORES PARA O AMBIENTE

O papel contact substitui o papel de parede e pode ajudar na decoração de qualquer ambiente, sem danificar a pintura original. Escolha um papel contact com uma cor que siga a decoração da área. “Este material pode cobrir uma parede que estava suja ou danificada. Também vale usá-lo para decorar móveis e azulejos de cozinha”, diz Mariana.

Este armário recebeu papel contact no interior, ganhando uma nova cara.

SUA HISTÓRIA EM QUADROS

Aproveite os ganchos adesivados (que não furam a parede) para fazer uma combinação de quadros. De acordo com Mariana, o ideal é combinar cores, texturas ou o tamanho das molduras para criar um padrão. “As imagens podem ser fotos de família, quadros que você ganhou de amigos ou fotos de lugares com os quais você se identifica. A ideia é trazer o seu mundo para a composição.”

Diferentes tamanhos de molduras decoram e podem ser instaladas com ganchos que não furam a parede.

ESPELHO PARA AMPLIAR

É um item essencial na decoração, especialmente se o espaço é pequeno ou sofre com a baixa incidência de luz. “Posicione o espelho em uma parede para que ele reflita a luz natural da casa. É necessário tomar cuidado em refletir o que você quer mostrar: nunca reflita a área da cozinha, por exemplo, pois geralmente é um local que tem muita informação”, alerta a design.

O hall ganhou um espelho que reflete a sala, ampliando a luminosidade que vem da janela.

PROPORÇÃO DOS MÓVEIS

Se você vai investir em móveis novos a dica da decoradora é levar as medidas do espaço para a loja antes de escolher as peças. “É um erro muito comum as pessoas escolherem peças que ficam muito grandes ou muito pequenas para aquele cômodo da casa. Compre um sofá que cabe na sua sala e que permite um espaço de circulação”, diz Mariana.

 

Escolha peças que cabem no ambiente. Móveis funcionais, como baús, são uma boa opção para esconder a bagunça.

TROQUE O QUE É BARATO

Alguns itens aparentes das casas e apartamentos alugados são antigos e deixam os ambientes com uma aparência velha ou desleixada. A sugestão de Mariana é investir na troca de algumas peças que são aparentes e não custam caro. “Instale uma torneira nova, troque o interruptor da tomada, compre novos puxadores para os armários embutidos, instale uma luminária diferente no lugar das lâmpadas que estavam no espaço”, enumera. “Alguns itens são tão baratos que você pode deixar no ambiente quando sair. Como são de fácil instalação você também pode levar as peças quando se mudar.”

Torneiras muito antigas podem deixar a casa com um ar desleixado. Invista em novas peças e leve com você quando se mudar.

ESCONDENDO O AZULEJO ANTIGO

Se o azulejo da cozinha não te agrada, invista em papel contact para cobrir toda a superfície. Se o problema está no banheiro, a técnica não pode ser utilizada, em função da umidade. Nesse caso, Mariana aplica o truque de “esconder o que está feio”, investindo em itens que chamam a atenção. “Uma cortina colorida, com bolsas para colocar coisas, é uma opção útil para um banheiro pequeno. Porta-toalhas, saboneteiras, um móvel embaixo da pia ou uma cestinha com flores são diferenciais que vão chamar a atenção para a decoração.”

Pequenos móveis embaixo da pia são funcionais e decoram. Aposte em saboneteiras com cores que as destaquem.

ENTENDA AS CORES

Os móveis grandes, como o sofá, são caros e chamam muita atenção na decoração. Para não se arrepender da compra, Mariana aconselha adquirir itens com cores neutras. “É mais fácil trabalhar com peças beges, cinzas ou marrons. Com um sofá básico podemos brincar com a decoração por meio de mantas e almofadas, uma alternativa muito mais barata”, explica. A decoradora propõe trabalhar com CORES QUENTES, COMO MARROM, VERMELHO E LARANJA, PARA AMBIENTES EM CIDADES MAIS FRIAS. Para refrescar casas localizadas em regiões muito quentes vale apostar em verdes, azuis e tons de areia.

Prefira cores neutras para móveis grandes. No caso dos sofás, invista em almofadas e mantas coloridas.

CORTINAS DE TECIDO

As persianas e blackouts comuns nos ambientes alugados são frios e transmitem a sensação de escritório. Invista em cortinas prontas encontradas nas grandes lojas para decorar. “As estampas estão em alta e valorizam muito o ambiente. Se a janela é muito grande dá para mesclar duas cortinas diferentes, intercalando as cores, e criando um efeito moderno”, indica.

 

Invista em cortinas prontas e mescle mais de uma cor para dar um ar despojado ao ambiente.

QUARTO DOS SONHOS

Aposte em tapetes peludos para decorar os quartos e esconder pequenos defeitos do piso. “Esqueça o carpete pequeno, estilo corredor. Pode investir em um maior, que acaba embaixo da cama, pois o efeito é muito moderno”, destaca Mariana. De acordo com ela, a luz também deve ser trabalhada para valorizar as cores do ambiente. “Um abajour de cabeceira ou uma lâmpada mais amarelada criam um ambiente mais quente e aconchegante.”

Aposte nos suportes de velcro para colocar quadros na parede. Adesivos decorativos também são uma boa opção.

ENTENDA A FUNCIONALIDADE

Quando os ambientes alugados não são muito grandes, vale investir em coisas que ajudam na decoração e na hora de organizar a casa. “Um banquinho de madeira pode virar uma pequena mesinha, um baú pode ser utilizado como assento ou para guardar os brinquedos”, explica Mariana. Plantas que podem ser usadas na cozinha também são uma opção bonita e barata para decorar o ambiente.

Os vasinhos com temperos são ótimos para a cozinha e ajudam a completar a decoração.

 

Marina Celinski

e ai gostaram? espero que sim. Eu adorei pessoal!

 

(Visited 254 times, 1 visits today)